Yooga News - Confira as últimas edições

📰 Meu compromisso é com você

Escrito por Nara Ribeiro | 13/12/2024 12:00:00

Yooga News: Edição #123

Bom dia!

Chegamos a mais uma sexta-feira 13 do ano, mas, diferente da última, em setembro, onde falei um pouco de como você poderia afastar todo o azar do seu restaurante, nesta, infelizmente, vou ter que ser breve nesta introdução em prol do meu compromisso de deixar você mais bem informado ou informada. 😎📰

Foram tantas notícias relevantes, tantos acontecimentos do food service, que até mesmo as seções Venda Mais e Me Ajuda, Yooga tiveram que ser suprimidas hoje para que a nossa edição não virasse praticamente um livro. 

Vamo lá então?

Bora de giro semanal! Ou melhor, girão semanal! 😂

📊 PELO MERCADO

• Multa para o iFood. A 14ª Turma do TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região), em São Paulo, condenou o iFood a pagar multa de R$ 10 milhões e mandou o aplicativo registrar os motoristas que prestam serviços à plataforma, em julgamento de ação movida pelo MPT (Ministério Público do Trabalho).

• R$ 5 mil para cada entregador não registrado. Por 2 votos a 1, os desembargadores entenderam que há vínculo de emprego pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) entre os motoboys e a empresa, e determinaram, além da multa de R$ 10 milhões, mais R$ 5.000 por cada entregador não registrado e R$ 5.000 caso a decisão não seja cumprida. A empresa disse que vai recorrer.

• Aliás... Como quem não quer nada, o marketplace também lançou, com o apoio do Ministério da Justiça e da organização global de advogadas negras Black Sisters in Law, a Cartilha de Direitos e Acesso à Justiça. O objetivo do material é conscientizar estes mesmos entregadores, clientes e lojas sobre os seus direitos e estimular boas práticas e cordialidade entre eles.

• Também teve isso. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) adiou o julgamento sobre a compra de parte da Shopper pelo iFood. O processo é relatado pelo conselheiro José Levi e estava pautado para a sessão da última quarta (11). Mas, a pedido do relator, a análise pelo tribunal foi adiada, ainda sem nova data.

• No México. Pelo visto essa pauta não é exclusividade do Brasil... Isso porque a Câmara dos Deputados do México aprovou, na última terça (10), uma reforma que busca regulamentar as condições de trabalho de entregadores e motoristas que trabalham para aplicativos como DiDi, Rappi e Uber, garantindo acesso à previdência social e a um bônus de Natal, entre outros benefícios. 

• Rappi faz anúncio de nova atualização. Enquanto isso, em coletiva realizada em Bogotá, o Rappi revelou o “Novo Rappi”, uma atualização que quer ir bem além de um novo design e interface de uso. De acordo com a companhia, a atualização combina tecnologias do momento, tais como inteligência artificial para personalização de ofertas, com outras novidades não tão comuns em apps de delivery, como funcionalidades de interação social e a entrada de influencers na plataforma para gerar conteúdos e maior engajamento com os usuários.

• Inflação em novembro. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma variação de 0,39% em novembro de 2024, acumulando 4,87% nos últimos 12 meses, conforme dados divulgados pelo IBGE.

• Alimentação em alta. O grupo "Alimentação e Bebidas" foi o principal responsável pela alta, com incremento de 1,55% no mês, impactando o índice geral em 0,33 ponto percentual. Dentro desse grupo, a alimentação no domicílio apresentou aumento de 1,81%, influenciado pela elevação nos preços das carnes, que subiram 8,02%.

• Marmitas crescem em 18%. Os pedidos por marmita foram os que mais cresceram em 2024, aponta levantamento realizado pelo iFood. As buscas pela categoria tiveram alta de 18%. O segundo lugar ficou com itens de padaria, que aumentaram 11%. Em seguida, estão os pedidos de açaí, que cresceram 9%.

• Hambúrgueres entre os mais pedidos. Entre os itens mais pedidos (sem necessariamente apresentarem maior crescimento) estão o hambúrguer, com 212 milhões de unidades vendidas (440 pedidos por segundo), refrigerantes, como o item mais popular na vertical de supermercados (2,6 milhões de pedidos), rações (mais de 807 mil pedidos realizados para pets), e bicicletas (com 295 unidades vendidas na categoria de shopping).

• Mais sobre iFood. Apesar de todas as primeiras notícias negativas do início, o iFood registrou seu melhor resultado numa Black Friday este ano. A empresa finalizou o mês de novembro com a expressiva marca de mais de 112 milhões de pedidos, o que representou 25% a mais quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

• Milhões de pedidos. Já na data que se comemora a Black Friday (29 de novembro), o marketplace registrou um novo recorde com mais de 4 milhões de pedidos feitos em único dia.

• Ainda sobre pedidos... Os principais aplicativos de delivery abriram uma nova opção de entrega especial para as pessoas que passam o dia inteiro na praia. Por enquanto, a opção só funciona em algumas cidades, como o Rio de Janeiro, mas muitas pessoas conseguem pedir delivery na praia combinando um ponto de encontro com o entregador pelas mensagens do próprio aplicativo.

• Os mais usados. Quais foram os aplicativos de delivery de comida mais usados no Brasil em 2024? Essa reportagem do TecMundo foi atrás da resposta. 

• Camisa no Maraca. No último domingo (08), o app de bebidas Zé Delivery e o Flamengo fizeram uma parceria para a entrega expressa de camisas de jogo aos torcedores. A ação foi realizada na última rodada do Brasileirão 2024, no confronto contra o Vitória, no Maracanã (RJ). A iniciativa teve como objetivo demonstrar a eficiência do serviço de entrega do aplicativo.

• E já que o papo é bebida e delivery. O Grupo Heineken sinalizou a aproximação junto ao público gamer com a chegada do “Cooldown Controller”, um dispositivo que identifica momentos de tensão nos jogos e chama um serviço de delivery de Heineken 0.0, a cerveja não alcoólica da empresa. Legal, né? 

• Kibon expande mini bombons. O final de ano é o momento ideal para reunir as pessoas queridas, celebrar e compartilhar bons momentos. E para tornar esses encontros ainda mais especiais e saborosos, a Kibon trouxe novidades irresistíveis: potes de mini bombons.

• Reforço de marca. A expansão da linha de minis reforça a liderança da marca no segmento em que é pioneira e oferece mais oportunidades de saborear novos sabores do bombom que o consumidor já ama, em um novo formato com o dobro de bombons para compartilhar. Vai um mini Eskibon por ai?

• Coca-Cola + Abrasel. Promovido pela Coca-Cola Brasil em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o curso de capacitação em sustentabilidade Tempero Sustentável alcançou, em um ano e seis meses, a marca de quase 30 mil certificados emitidos.

• Certificado de conclusão. Disponível gratuitamente, o curso é composto por cinco vídeos curtos, totalizando 11 minutos. Ao final, todos os profissionais do setor de alimentação fora do lar, incluindo donos de estabelecimentos, gestores e funcionários, recebem um certificado de conclusão.

• Novos formatos de Domino’s Pizza. A rede de pizzaria Domino’s Pizza acaba de lançar novos formatos de loja, projetados para facilitar o acesso a franqueados, mirando maior expansão pelo Brasil. Os modelos incluem opções compactas como quiosques (10m²), dark kitchens (40m²) e lojas “Brotinho” (70m²), tendo investimentos reduzidos e operação enxuta, ao mesmo tempo que se alinham a locais de alto fluxo, como rodoviárias, shoppings e aeroportos.

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