Bom dia!
Geralmente eu costumo fazer isso na primeira sexta-feira do mês, mas como semana que vem temos o feriado no dia 1º e maio está repleto de datas importantes para o setor food service - inclusive nos primeiros dias - decidi adiantar logo, pra hoje, o nosso calendário de datas comemorativas do mês. 🥳
Dessa vez não tem desculpa pra não aproveitar, né?
Aliás, já já o Dia das Mães tá aí e a gente sabe o quanto a comemoração é importante para restaurantes de todo o Brasil!
Quem sabe não falamos mais sobre isso nas próximas edições? 👀
Chega mais e já se prepara pra essa enxurrada de oportunidades!
📅 Dia das Mães (segundo domingo)
🥃 Dia Mundial do Whisky (terceiro domingo)
⚒️ 01: Dia do Trabalho
🐟 02: Dia Mundial do Atum
👨🍳 10: Dia do Cozinheiro
🧑🍳 13: Dia Nacional do Chef de Cozinha
🥟 17: Dia Mundial da Pastelaria
🍸 18: Dia do Coquetel
🐝 20: Dia da Abelha
🍵 21: Dia Internacional do Chá
🍮🐝 22: Dia do Pudim e Dia do Apicultor
☕ 24: Dia Nacional do Café
🏭 25: Dia da Indústria
🍔 28: Dia do Hambúrguer
🍟 30: Dia Mundial da Batata Frita
Pegou tudo?
Então bora de giro semanal!
📊 PELO MERCADO
• Audiência pública com polêmica. Realizada na última quarta (23), uma audiência pública, na Câmara dos Deputados, em Brasília, deu o que falar, com o iFood prometendo reajustar a taxa de entrega até o final do semestre. Lideranças de entregadores expressaram ceticismo, enquanto o governo e deputados discutiram possibilidades de regulamentação do setor.
• Do outro lado (o nosso!), o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, afirmou que as taxas cobradas pela plataforma elevam os custos dos estabelecimentos e prejudicam os consumidores. “Taxas menores para bares e restaurantes em mercado amplamente competitivo significariam preços menores”, destacou o presidente da Abrasel. “O consumidor gostaria e tem direito, obviamente, de pagar menos do que atualmente”, avaliou.
• Vale lembrar que a Yooga não cobra taxas pelas vendas realizadas no cardápio digital de seus parceiros. Se você ainda não experimentou, tem sete dias grátis te esperando aqui.
• Falando em Abrasel. A Associação lançou uma cartilha gratuita com orientações práticas sobre como implementar as novas exigências da NR-01, que passa a exigir atenção especial aos riscos psicossociais, como estresse, sobrecarga emocional e conflitos interpessoais.
• Falando em iFood. A empresa ajudou a testar o novo modelo GPT-4.1, lançado oficialmente na semana passada pela OpenAI em sua API. Desde 2024, o iFood faz parte de um grupo “beta testers” que têm a missão de contribuir com o aprimoramento das soluções lançadas pela empresa, antes da disponibilização para o mercado em geral. Isso permitiu avaliar, em primeira mão, os avanços dos modelos em aplicações reais voltadas ao mercado de delivery.
• Falando em iFood e em IA. A plataforma aproveitou o Brazil at Silicon Valley, evento organizado por estudantes das universidades de Stanford e Berkeley, na Califórnia (EUA), para anunciar o lançamento de uma comunidade de inteligência artificial brasileira voltada para especialistas que estão envolvidos com esta tecnologia.
• Vale lembrar que a mais querida Yooga também marcou presença no evento, representada pelo nosso CEO Vinicius Melo - que andou visitando negócios locais de imigrantes e conhecendo tudo sobre a realidade deles. Ele prometeu contar tudo, em breve, lá no perfil dele!
• Pontos de apoio em MS. A prefeitura de Campo Grande (MS) sancionou, na última quarta-feira (23), uma lei que obriga a criação de pontos de apoio para entregadores que atuam em plataformas como iFood e Rappi. Conforme o texto da Lei Complementar n. 540/2025, os pontos de apoio deverão contar com estrutura mínima obrigatória, como banheiros com instalações adequadas, áreas de descanso com cobertura e assentos, bebedouros com água potável, tomadas para recarga de dispositivos eletrônicos e espaço para estacionamento de motos e bicicletas.
• Frisa aposta alto. Depois de investir quase R$ 60 milhões em automação e em melhorias de processos na produção, o Frigorífico Frisa vem apostando alto em automações e otimizações de processos que geram mais produtividade. A meta, segundo a empresa, é ampliar o faturamento em 30% em relação ao ano passado, superando os R$ 4 bilhões em 2025.
• Fecha hamburgueria de Hamilton. Conhecido pelo sucesso nas pistas de F1, o piloto Lewis Hamilton não repetiu o triunfo nos negócios ao fechar todas as filiais da sua rede de restaurantes de hambúrgueres veganos, a Neat Burgers, no Reino Unido. A decisão ocorreu após um prejuízo estimado em £ 8 milhões (equivalente a R$ 61.496.000, na cotação atual) e deve impactar na demissão de cerca de 150 funcionários.
• Marcas em alta nas favelas. As marcas Nestlé, Lacta e Cacau Show são as mais destacadas na mente e nas compras dos moradores das periferias brasileiras, segundo o Tracking das Favelas, pesquisa realizada pela Nós – Inteligência e Inovação Social. O levantamento também avaliou os principais atributos associados a cada uma das marcas analisadas, como confiança, qualidade e facilidade de encontrar.
🤑 VENDA MAIS
• Treinamentos para o seu restaurante. Seja para a sua equipe de cozinha, seja para a sua equipe de garçons, o Yooga Blog tem o treinamento, ou melhor, o conteúdo perfeito com dicas do que não pode faltar na hora de ensinar aos dois times. Confira aqui e aqui, respectivamente.
• Direitos e deveres de quem pede delivery. Segundo pesquisa da Ticket, de 2024, 40% da população cultiva o hábito de pedir comida por delivery, sendo que 11% fazem de um a dois pedidos por semana. Com todo este crescimento, logicamente, viriam problemas. E você, dono ou dona de restaurante, conhece os direitos e deveres do consumidor para evitar que esses problemas aconteçam ou para saber como agir caso eles ocorram? Veja também no Yooga Blog!
🙏 ME AJUDA, YOOGA
• Programa Fidelidade. Se o seu cliente já comprou, ele precisa de um bom motivo pra voltar. E é aí que entra o Programa Fidelidade da Yooga! Com ele, você cria campanhas de cashback ou pontos direto pelo sistema, de forma simples, rápida e sem complicação. Dá só uma olhada!
• Gestão de verdade é com a Yooga. Antes era papel, caneta e WhatsApp manual… Hoje é gestão de verdade com Yooga! A Andrea, do restaurante Divina Salada, contou como a rotina mudou depois de adotar o sistema da Yooga há 2 anos. Vem ver!
📧 GOSTOU DA NEWSLETTER?
O caminho você já sabe. É só encaminhar para o seu contato favorito ou para aquele amigo empreendedor do coração que precisa ler este conteúdo.
Se você recebeu este e-mail encaminhado de alguém, aproveite para também se inscrever na página especial da Yooga News.
Sexta-feira que vem, às 9h, temos um novo encontro. Até lá!