Yooga News: Edição #68
Bom dia!
Há quem diga que o café da manhã é a refeição mais importante do dia.
No entanto, de acordo com uma pesquisa inédita e exclusiva da plataforma Opinion Box, que ouviu mais de duas mil pessoas e como estas se relacionavam com a comida, o almoço é considerado o momento principal da rotina para 6 em cada 10 brasileiros.
Além disso, 43% revelaram que têm o hábito de pedir delivery “às vezes”, sendo 51% por aplicativo que reúne vários bares, restaurantes e lanchonetes e 38% diretamente pelo próprio aplicativo do estabelecimento.
É como a gente sempre fala por aqui: os seus canais de venda devem se complementar nas estratégias, e não serem excludentes.
E você aí sem o seu cardápio digital próprio ainda? Tsc…
Outros dados relevantes da pesquisa:
- 46% avaliam sua alimentação como saudável;
- 11% não consideram que seus hábitos sejam saudáveis;
- 26% das pessoas entrevistadas têm alguma restrição, alergia ou segue alguma dieta específica.
Olha aí quantas oportunidades de negócio! Vai esperar até quando?
Bora de giro semanal!
PELO MERCADO
• Deu na mídia. Não tinha como começar essa edição de outra maneira senão comentando do caso do cliente que fez um pedido de delivery e, nas observações, pediu para que fosse enviado um motoboy branco para a casa dele, ao invés de um negro. O caso de injúria racial aconteceu em Campo Bom, no Rio Grande do Sul, na última terça (14).
• Resposta do estabelecimento. O que o suposto cliente não esperava ela pela resposta da proprietária do estabelecimento, Daniela Rodrigues. Ela afirmou que o motoboy em questão se tratava, justamente, do dono da empresa, e que, além do pedido cancelado, o perfil seria denunciado.
• Posicionamento do iFood. Em nota, o iFood, onde o pedido foi feito, comentou que repudia veementemente qualquer atitude racista, seja ela física ou verbal. “Assim que tomamos conhecimento do caso ocorrido na cidade Campo Bom, identificamos que o cliente em questão criou uma conta no nosso app na data de 14/11/2023, realizando esse único pedido (...).” A desconfiança é que o usuário foi criado apenas com esse intuito. Extremamente lamentável.
• Falando em iFood… Com a meta de ser um intermediário entre os clientes e os restaurantes, a foodtech, criada em 2011, hoje atende mais de 70 milhões de entregas por mês no Brasil, enquanto mira na diversificação do seu delivery e tenta solucionar a conturbada relação com os entregadores parceiros. Época Negócios conta mais sobre a história do marketplace.
• Falando em entregas… Ao adquirir uma moto para trabalho, especialmente para serviços de entrega por aplicativos, é crucial considerar três aspectos: economia de combustível, robustez e confiabilidade. Se você é, emprega ou mesmo conhece alguém que trabalha como motoboy, que tal enviar esta matéria sobre como escolher a melhor moto para quem "trampa" com isso?
• Estamos quase lá. Sexta que vem (24) é dia de Black Friday e, de acordo com pesquisa da NielsenIQ Ebit, empresa de análises e insights do mercado de e-commerce, 22% dos brasileiros declararam que vão comprar alimentos e bebidas na data, diferença levemente superior aos 21% registrados em 2022, e o maior patamar pelo menos desde 2015.
• Bloomin’ Brands em alta. A holding Bloomin’ Brands no Brasil, detentora das marcas Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie no país, divulgou seus resultados financeiros do terceiro trimestre de 2023. O anúncio destacou mais um período de crescimento, com acréscimo de 4,1% nas vendas no comparativo com o mesmo período do ano anterior.
• Subway em baixa. Apesar de o pedido de recuperação judicial da SouthRock, que se especializou no desenvolvimento de restaurantes de aeroportos, não incluir a rede Subway, a matriz da rede de franquias decidiu encerrar o contrato de master-franquia com a empresa. Em Pequenas Empresas e Grandes Negócios, veja o que muda na gestão da franquia.
• Sem cebola para os americanos. Segundo o levantamento Annual Cravings Report (Relatório de Desejos Anuais), realizado pela Uber entre os usuários da plataforma na modalidade Eats nos EUA, a cebola foi o item mais pedido para ser removido nos deliveries do país. De acordo com o relatório, o comportamento é tendência e diz sobre o fato das pessoas estarem voltando a trabalhar no formato presencial, querendo, desta maneira, evitar o famigerado “bafinho”. Será que chega aqui no Brasil?
• Tá calor por aí? Com as ondas de calor intenso que atingem o Brasil, a população tem buscado opções para se refrescar. Entre elas, uma das preferidas é reunir amigos na mesa de bares ou restaurantes e pedir uma bebida bem gelada. Estimativas da Abrasel mostram que esse comportamento não apenas proporciona alívio aos consumidores, como também impulsiona significativamente o faturamento nos estabelecimentos, que deve crescer em até 15% nos dias de maior calor.
• Comida saudável em SP. Para finalizar, na coluna Paladar, do Estadão, você confere dicas de lugares para provar sorvetes veganos na capital paulista ou mesmo para pedir saladas leves via delivery.
VENDA MAIS
• Are you ready for it? Última chamada para a Black Friday do seu restaurante! Preparado ou preparada para colocar em prática todas as dicas para vender mais que aprendeu até aqui? Corre que ainda dá tempo de planejar uma boa ação de vendas para a data que acontece na próxima sexta, no Brasil e no mundo. Veja no Yooga Blog.
• Amigo de fé, irmão camarada. Falando em Black Friday, a funcionalidade de raio de entrega do nosso Delivery Próprio pode fazer toda a diferença para as suas entregas não apenas na data, como no ano inteiro. Preferida de muitos dos nossos parceiros, temos certeza que ela vai levar o seu delivery para um outro patamar! Saiba como funciona e também como usar no Yooga Blog.
ME AJUDA, YOOGA
• Com a palavra, Bernardo, do Vila do Açaí. Investir no cardápio digital da Yooga não é bobeira e nem perda de tempo. Com as estratégias certas, você consegue fidelizar os seus clientes e faturar muito mais no delivery, já que não cobramos taxas sobre as suas vendas. E o nosso parceiro Bernardo, do Vila do Açaí de Itapuã, em Vila Velha (ES), é a prova disso. Dá uma olhada no depoimento que ele deu para a nossa equipe!
• Vendeu? Tá pago! Com a nossa integração com o PIX, você não perde tempo conferindo se o cliente fez o pagamento, cobrando comprovante e muito menos preocupado se o dinheiro caiu na conta. A gente garante a segurança da transação e a tranquilidade da sua operação. Saiba mais!
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Sexta-feira que vem, às 9h, temos um novo encontro. Até lá!