Yooga News - Confira as últimas edições

🎭 Fim de espetáculo

Escrito por Nara Ribeiro | 30/05/2025 12:00:00

Yooga News: Edição #146

Bom dia!

🎵 "É só isso, não tem mais jeito, acabou... Boa sorte!" 🎤

Poderia ser só mais uma música para finalmente encerrarmos maio - uma vez que, na edição passada, compartilhamos, juntos, a dor deste ser um mês interminável - mas esse é também um "até breve" da sua Yooga News. 👋

"AHHHHHHHHHHHHHHHHHH!" (vai, gente, essa é a deixa de vocês, o público, neste grande palco que foi a nossa newsletter até aqui). 😝 

Sim, depois de 146 edições (incluindo essa), as cortinas do nosso espetáculo vão fechar temporariamente para talvez, em breve, abrirem novamente em uma nova temporada 🎭 - com um novo formato, um novo momento, mas sempre falando o mesmo idioma do dono de restaurante e com o objetivo de fazê-lo gerenciar o restaurante de um jeito mais fácil, ganhar mais dinheiro e ter menos dor de cabeça. 🤑

Mas não fiquem tristes! Afinal, o show tem que continuar!

Até lá, tem muito conteúdo bom esperando por você no Yooga Blog, em nosso canal do YouTube, no Instagram e demais redes sociais. 💙

Dá uma passadinha lá!

E, ao menos por enquanto, pela última vez...

Bora de giro semanal!

📊 PELO MERCADO

• Quem tem medo da concorrência? Mesmo com toda a ofensiva do 99food, Rappi e outros, o iFood segue em frente e anuncia, a cada semana, novidades quanto aos seus serviços. Desde domingo (25), a plataforma passou a cobrar uma taxa de serviço de R$ 0,99 de todos os pedidos no país, além da taxa de entrega. Antes, o valor era cobrado só em pedidos de baixo valor.

• E não parou por aí. No dia seguinte (26), o iFood também anunciou uma parceria com a Decolar, com a oferta de até 25% de desconto em hospedagens para os assinantes do Clube iFood, o programa de fidelidade da plataforma.

• Deu o que falar. Com nem tudo são flores, em um jantar na casa de Diego Barreto, CEO do iFood, em São Paulo, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, soltou a voz e cantou "Garota de Ipanema" junto ao empresário. Por causa de um possível conflito de interesses, uma vez que a plataforma aparenta interesse em uma ação que tramita no Supremo, sobre o reconhecimento de vínculo empregatício entre motoristas de apps de transporte e empresas que administram as plataformas digitais, não faltaram críticas.

• Mas o presidente se defendeu. Durante sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Barroso reagiu às críticas relacionadas à confraternização. “No Brasil existem duas grandes categorias de pessoas: as que fazem alguma coisa e as que têm razão. A gente tem que continuar fazendo e deixar paradas as que precisam vender jornal falando bobagem”, declarou.

 • Paralelo a isso... O CEO do iFood, Diego Barreto, em entrevista exclusiva ao portal Startups, relembrou origens, revelou bastidores da empresa além do delivery e comentou sobre a parceria com a Uber.

 • O Rappi também fez seus movimentos. Em entrevista à Bloomberg Línea, Simon Borrero, CEO da empresa na Colômbia, discutiu os seus planos de expansão para a América Latina e falou sobre as mais recentes mudanças, destacando o reinvestimento de 100% do lucro com o objetivo de crescer mais.

• No Rio. A entrega de bebidas em garrafas de vidro pode estar com os dias contados em praias, calçadões, praças e áreas de lazer. Um novo projeto de lei, apresentado pela vereadora Talita Galhardo, propõe a proibição desse tipo de entrega por aplicativos em locais públicos voltados exclusivamente ao lazer e à circulação de pedestres. Em caso de descumprimento, as penalidades vão desde advertência por escrito, passando por multa de R$ 2 mil em caso de reincidência, até a apreensão do veículo utilizado, se houver repetição da infração ou risco à integridade dos frequentadores.

• No Rio 2. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) aprovou, em primeira discussão, também um projeto de lei que obriga as empresas de delivery a fornecerem bags aos entregadores cadastrados nas plataformas. O material deve ser exclusivo, com a identificação do trabalhador, facilitando o reconhecimento de quem é o responsável pelo objeto. 

• Em São Paulo. Com uma loja exclusiva para pedidos via aplicativo, a rede de supermercados Dia retornou ao iFood para atender clientes da cidade de São Paulo. A operação começou na última segunda-feira (26), inicialmente atendendo a um raio de 8 a 10 km a partir da unidade localizada em Santo Amaro, na Zona Sul, e abrangendo mais de 120 bairros da capital paulista.

• Em Porto Alegre. A marca argentina de doce de leite e alfajores Havanna acaba de lançar, no Brasil, as Heladerías Havanna, sua rede de sorveterias artesanais. A primeira já está em operação em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e os planos são de abrir pelo menos 50 unidades no país até dezembro deste ano, com expectativa de chegar a 120 até 2027.

• Dia do Hambúrguer. Quarta-feira (28) foi o Dia do Hambúrguer e Pequenas Empresas & Grandes Negócios preparou uma matéria especial com 6 franquias de hamburguerias para quem quer empreender no ramo.

• Falando em hambúrguer... Aproveitando o hype em torno dos Bobbie Goods, livros de colorir que se tornaram febre entre crianças e adultos recentemente, o Burger King fechou uma parceria com duas marcas: o próprio Bobbie Goods e a Faber-Castell. Agora, na compra de qualquer combo do Burger King + 18,90, no balcão, totem, BK Drive ou Delivery, o consumidor leva o livro Bobbie Goods Dias Frios, quarto lançamento da coleção. Além disso, nos restaurantes do BK, a Faber-Castell estará presente para que o consumidor possa colorir enquanto come.

• Falando em hambúrguer 2. O KFC Brasil assumiu a dianteira da digitalização entre as operações da Yum! Brands na América Latina e Caribe, graças à expansão dos totens de autoatendimento, já presentes em mais de 90% das lojas da marca no Brasil. São cerca de 500 equipamentos distribuídos por mais de 200 unidades, com média superior a dois totens por restaurante. 

🤑 VENDA MAIS

• Você está aproveitando o delivery tanto quanto poderia? Tem o seu próprio? Ou está vendo todo o seu investimento ser engolido pelas taxas absurdas cobradas por outras empresas e marketplaces? No Yooga Blog, você tem dois conteúdos que podem te ajudar bastante no assunto: Quanto custa e por que ter um aplicativo de delivery? e Delivery próprio ou aplicativos de terceiros: qual é a melhor opção? Clique e confira!

• Mas se o que te pega são as finanças e a parte fiscal... E você também fica doidinho(a) pra calcular a porcentagem do custo dos alimentos ou na hora de preencher os códigos fiscais corretos para a emissão de suas notas, talvez este ou este conteúdo sejam os mais recomendados. Boa leitura!

🙏 ME AJUDA, YOOGA

• Vem de ZapTurbo! Você ainda manda mensagem no WhatsApp na mão? Então senta que lá vem tecnologia. O ZapTurbo é a automação que o seu delivery precisava. Dá só uma olhada em tudo que ele pode fazer por você! 

• Yooga + Motor Rockers. Consulta fácil do cardápio e dos valores pra atender melhor os clientes, lançamento rápido dos pedidos, sem risco de erro, e fechamento de comandas transparente, mostrando tudo que o cliente consumiu. Essa é a realidade lá do Motor Rockers, que conta com a Yooga pra facilitar toda a gestão do negócio. E a sua, qual é? 

 📧 GOSTOU DA NEWSLETTER?

O caminho você já sabe. É só encaminhar para o seu contato favorito ou para aquele amigo empreendedor do coração que precisa ler este conteúdo.

Se você recebeu este e-mail encaminhado de alguém, aproveite para também se inscrever na página especial da Yooga News.

Sexta-feira que vem, às 9h, temos um novo encontro. Até lá!