Yooga News: Edição #72
Bom dia!
Ao 3542º dia de dezembro e às vésperas do Natal, o empreendedor food service já não sabe em que mais focar para vender mais no fim de ano: no Natal, no Ano Novo ou no verão, que começa oficialmente hoje em todo o Brasil. ☀️😎
Junto disso, ainda tem a tal da “dezembrite”, apelido para a Síndrome do Fim do Ano, caracterizada por um quadro de estresse, irritação e angústia excessivos. Provavelmente você já deve ter visto esse nome rolando por aí nas redes sociais…
Mas, calma: tô aqui pra te dizer que tudo vai dar certo, viu? 🫂
Seja qual for a sua escolha de foco das energias, saiba que o “mar tá pra peixe” em todas elas.
Como já disse por aqui há algumas edições, estimativas da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) já apontaram que a média de alta no faturamento no país será de 7% em relação ao fim do ano passado.
Além disso, segundo pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), o Natal deste ano deve injetar R$ 74,6 bilhões na economia, sendo R$ 1,49 bilhão em vendas no Espírito Santo, o Estado da mais querida Yooga - um crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior. 💸
E quanto ao verão?
Bem, quanto à estação, além dos dados também já revelados pela Abrasel, que apontaram faturamento maior de até 15% nos dias de temperaturas mais altas, de acordo com pesquisa inédita da Opinion Box, os maiores gastos do verão 23/24 serão com viagens para regiões com praia e com bebidas. 🌊🥤
Ponto para os restaurantes litorâneos e também para as distribuidoras de bebidas! Vai ser turista para todo lado!
Tem como dar errado?
Acredite, tem: não ter o controle do seu negócio para tirar o maior proveito possível dessas oportunidades.
Deixa a Yooga descomplicar a sua gestão neste fim de ano, vai! São os últimos dias para você cumprir aquela meta de se organizar melhor em 2023!
Bora de giro semanal - e um Feliz Natal, desde já, a todos os assinantes da Yooga News🎄💙
PELO MERCADO
• Delivery em alta. A pesquisa “Alimentação hoje: a visão dos operadores de foodservice”, feita pela Associação Nacional de Restaurantes (ABR), em parceria com a consultoria Galunion e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), revelou que o delivery está presente em 68% dos negócios do ramo food service. Além disso, os dados apontaram que, se forem considerados os negócios que são MEI, esse número sobe para 77%.
• iFood no Celular Seguro. Lançado essa semana pelo Governo Federal, o Celular Seguro é um aplicativo feito para coibir fraude financeira e uso de informações pessoais após o roubo do aparelho celular. Com apenas um clique, apps do celular roubado poderão ser bloqueados e inutilizados, e o iFood é um deles. A expectativa é que, ao longo dos meses, mais apps fechem parceria com o Governo para serem incluídos no projeto.
• Pizza em casa. Você sabia que 84% dos brasileiros preferem comer pizza em casa? É o que mostra um estudo feito pela empresa Toluna, especializada em pesquisa de mercado e insights do consumidor. A pesquisa ainda aponta que 80% dos entrevistados fazem o pedido em uma pizzaria de bairro.
• Rappi + Habib's. O Rappi e o Grupo Habib 's anunciaram, recentemente, uma parceria que tem como objetivo democratizar o acesso a refeições de qualidade e ampliar a presença digital das marcas do Grupo, oferecendo mais essa alternativa aos consumidores. Além dos canais digitais das marcas Habib's, Ragazzo, Tendall Grill, Mita e Cabulosa, agora, os clientes do Rappi poderão pedir os pratos do Grupo por meio do aplicativo.
• Falando em Rappi… Agora, por meio da funcionalidade Rappi Presentes, é possível enviar um presente a qualquer pessoa, seja um colega de trabalho ou até um familiar no dia do feriado de Natal, por exemplo, de forma rápida e prática.
• Falando em Rappi 2… A empresa deverá investir R$ 100 milhões em 2024 para ampliar sua frota própria de veículos e garantir sua entrega expressa, um de seus maiores diferenciais. Os aportes podem chegar a R$ 500 milhões nos próximos três anos, segundo matéria do Valor Econômico.
• Empanadas paulistas. Na coluna Paladar, do Estadão, a bola da vez são as empanadas, que vem conquistando o paladar dos mais exigentes consumidores em São Paulo. Confira dicas de lugares de onde pedir e aproveite para conferir se vale a pena você também investir nesse modelo de negócio.
• Acidentes no trânsito. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBCOC), 25% dos entregadores de delivery já sofreram acidentes de trabalho. A fratura da clavícula, osso em formato de “S”, localizado na parte superior do tórax e responsável por fazer a ligação entre o tronco e os braços, é a lesão mais comum em acidente com motocicleta, explica o presidente da SBCOC, Sandro da Silva Reginaldo.
• Resíduos em sacolas. Três meses após a primeira edição do The Town, 88 restaurantes da cidade de São Paulo começaram a receber sacolas para delivery produzidas a partir dos resíduos de papel coletados durante o festival. A ação está entre as iniciativas de sustentabilidade realizadas pelo iFood, patrocinador do evento. Durante o festival, 35,6 toneladas de papel foram coletadas pela Coopercaps, cooperativa responsável pela triagem de resíduos recicláveis.
VENDA MAIS
• Papo de Delivery. No Yooga Blog, como prometido, você confere a cobertura completa de como foi o evento Papo de Delivery, promovido pela Yooga em parceria com a plataforma, e que contou com a presença de um dos seus embaixadores, João Barcelos. E ainda tem mais novidade em relação a isso vindo por aí! Aguarde!
ME AJUDA, YOOGA
• Agendamento de pedidos. A gente sabe que, se você trabalha com encomendas, o final do ano é a melhor época para lucrar mais. Mas, por conta da correria e dos prazos apertados, sabia que você corre o risco de perder algumas vendas? Por isso é tão importante ter um planejamento bem feito e, principalmente, um sistema de gestão que te dá uma mãozinha na organização dos pedidos. Dá uma olhadinha nesse vídeo que eu gravei explicando como funciona a nossa funcionalidade de agendamento de pedidos!
• Plano Básico. Suporte 24hrs, gestor de pedidos, programa fidelidade, cardápio digital, integração com iFood, pagamento online e muito mais te esperam em nosso Plano Básico. Conheça!
GOSTOU DA NEWSLETTER?
O caminho você já sabe. É só encaminhar para o seu contato favorito ou para aquele amigo empreendedor do coração que precisa ler este conteúdo.
Se você recebeu este e-mail encaminhado de alguém, aproveite para também se inscrever na página especial da Yooga News.
Sexta-feira que vem, às 9h, temos um novo encontro. Até lá!