Bom dia!
Continuando com a nossa série sobre curiosidades da Páscoa, você já parou para se perguntar da onde veio esse nome? 🤔
A palavra "páscoa" é oriunda do nome “pessach”, que significa “passagem”, em hebraico.
Na história do povo judeu, o evento celebra um marco importante: a libertação de um longo período de escravidão no Egito e a travessia pelo Mar Vermelho - diferente do cristianismo.
É por isso que, segundo contam, a Páscoa foi instituída no ano de 1513 a.C.
Antes disso, aliás, a data já era usada pelos povos que habitavam a bacia do Mediterrâneo para prestar sacrifícios de gratidão aos deuses pela colheita, que ocorria na primeira lua cheia da primavera. 🌻🌕🌷
Legal, né?
Se você tem um restaurante que celebra a culinária do Oriente Médio, talvez essa possa ser uma boa curiosidade a se compartilhar nas redes sociais ou mesmo através dos pratos, afinal, quem não gosta de uma boa história e de formas diferentes e criativas de contá-la?
#FicaADica 😉
Bora de giro semanal!
📊 PELO MERCADO
• Meituan no Brasil. Com receita de US$ 46 bilhões em 2024 e quase 30 bilhões de entregas, a chinesa Meituan é considerada a maior empresa de delivery do mundo. E parece que vai dar trabalho para o iFood em terras brasileiras... Isso porque a companhia anunciou, esta semana, que está prestes a entrar no Brasil, já negociando com operadores logísticos por aqui. Será?
• Falando em iFood... Após o "Breque dos Apps", o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, criticou a empresa, dizendo que ela dificulta acordo de melhorias para entregadores de aplicativo. "Quando nós organizamos o projeto dos motoristas, teve uma mesa dos motoristas e teve uma mesa dos motociclistas, e as empresas, como o iFood, por exemplo, acabou inviabilizando que se chegasse a uma proposta, um acordo entre eles", revelou, em Salvador (BA).
• Falando em iFood 2. Cerca de 100 pequenos e médios empreendedores do setor de alimentação participaram, na última segunda-feira (07), do evento iFood Empreenda Piauí, realizado em Teresina. A iniciativa foi promovida pela empresa em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), além da Investe Piauí, Sebrae Piauí e Abrasel.
• Falando em iFood 3. Em São Paulo, o iFood Ads, em parceria com a Mondelez Brasil, lançou uma experiência imersiva para a Páscoa. Utilizando realidade aumentada e proporcionando descontos de até 50% em produtos Lacta, a campanha "Caça aos Ovos" ficará disponível até o dia 21 de abril no Parque Villa-Lobos.
• Aliás. Após um bom desempenho em 2024, quando registrou mais de 20% de aumento nas vendas em canais digitais, a Lacta projeta uma alta de 16% no canal para este ano. Um dos pontos altos da estratégia é firmar parcerias com players que ajudem a potencializar a exposição e distribuição dos produtos. Em 2025, seu portfólio estará disponível nas plataformas do iFood, Rappi e Daki.
• Mais de 800 produtos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Bala (Abicab), 804 produtos estarão disponíveis para os consumidores na Páscoa, sendo 94 deles lançamentos. Ainda segundo a Abicab, mais de 45 milhões de ovos devem ser produzidos no Brasil em 2025, sendo o pistache e o banoffee dois grandes sabores em destaque.
• E não para por aí. A Páscoa de 2025 pode representar um alívio financeiro para muitos bares e restaurantes que ainda operam sem lucro. De acordo com a pesquisa realizada pela Abrasel em março, 71% dos empresários esperam aumentar o faturamento durante o feriado prolongado de abril, em comparação com a Semana Santa do ano passado. Para a maioria (40%), o incremento deve variar entre 5% e 20%.
• Bons resultados para o setor. Ontem (10), o IBGE divulgou os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços, que mede o consumo no segmento. O índice geral teve aumento de 2,8% nos últimos 12 meses (em relação aos 12 meses anteriores). O resultado teve forte contribuição do setor de alimentação fora do lar, que registrou aumento de 4,9% no mesmo período.
• Viu isso? Um anúncio fake do KFC, criado por IA, deu o que falar nos Estados Unidos. Embora tenha elogiado o trabalho, o diretor de cinema Joris Noordenbos afirmou que o comercial continha réplicas de cenas reais que ele havia filmado alguns anos antes, para anúncios reais para a marca. “Foi como ver uma máquina Xerox com IA”, disse ao Ad Age.
• Itaipava + Thiaguinho. A Itaipava acaba de lançar uma nova campanha e lata temática para celebrar a nova temporada do Tardezinha, show/festival de pagode comandado pelo cantor Thiaguinho. A marca, parceira desde 2023 do projeto, estará presente nos 26 shows da turnê que celebra os seus 10 anos.
• Dark kitchens em alta. De acordo com estudos da Coherent Market Insights, com o mercado global aquecido, o modelo de negócios dark kitchen tem projeção de alcançar a marca de US$157,2 bilhões até 2030. Além disso, a pesquisa também revelou que, até 2029, o mercado de entrega de refeições espera alcançar a marca de 2,5 bilhões de usuários
🤑 VENDA MAIS
• Tipos de porções. Pra encerrar o dia, nada melhor do que uma boa porção e uma cervejinha com os amigos e/ou a família, não é mesmo? Seja como prato principal ou como entrada, para abrir o apetite, as porções são sucesso por onde passam. Quer ter ideia de quais servir no seu bar ou restaurante? É só conferir o post completo do Yooga Blog!
• Entrega Fácil x Box Delivery. Afinal, quais os prós e contras de cada solução? Quem vence a batalha em busca da entrega perfeita? A gente te conta também por lá!
🙏 ME AJUDA, YOOGA
• Ainda sobre a Autocom. Como te contei na edição passada, a Yooga esteve presente na maior feira de tecnologia e automação comercial da América Latina, a Autocom, para mostrar como funciona a sua integração com a maquininha POS do Mercado Pago. Vem ver um pouco de como foi!
• McDonald’s + sua hamburgueria. Já parou pra pensar o que fez o McDonald’s se tornar o maior fast-food do mundo? Tudo começou quando eles decidiram organizar a operação e padronizar os processos.
Resultado? Menos desperdício, mais agilidade e uma experiência que conquistou milhões. Saiba mais sobre essa história aqui!
📧 GOSTOU DA NEWSLETTER?
O caminho você já sabe. É só encaminhar para o seu contato favorito ou para aquele amigo empreendedor do coração que precisa ler este conteúdo.
Se você recebeu este e-mail encaminhado de alguém, aproveite para também se inscrever na página especial da Yooga News.
Sexta-feira que vem, às 9h, temos um novo encontro. Até lá!