• Março 10 2023

📆 Prepare-se para o Dia do Consumidor!

Blog By

Lucas Moura

Yooga News: Edição #32

Bom dia!

No próximo dia 15, quarta-feira, o Brasil comemora o Dia do Consumidor.

Data mais importante para o comércio varejista depois do Natal e considerada por muitos a "Black Friday do primeiro semestre", o Dia do Consumidor foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1962, com o objetivo de promover e proteger os direitos dos consumidores. 🧐

Hoje, a data tem também um viés bastante comercial, movimentando milhões de reais na economia, gerando ainda mais emprego e renda nos e para os negócios brasileiros.

De acordo com uma pesquisa da Allin/Social Miner, em 2022, o faturamento do Dia do Consumidor no nosso país foi de R$ 722 milhões, com crescimento de 22% em relação ao ano anterior. 📈

E você? Tá preparado ou preparada para alavancar as suas vendas em mais este grande evento?

Por aqui na Yooga, nós estamos 🤩

E, mais do que o Dia do Consumidor, você terá toda uma verdadeira semana para desfrutar!

O que vem por aí ainda é segredo, mas eu prometo que as novidades vão ser muito boas - para quem já é parceiro Yooga e para quem não é.

Fique de olho em nossas redes sociais para não perder nada!

E bora de giro semanal!
 
📊 PELO MERCADO

Antes do Dia do Consumidor… Não dá pra não falar sobre o Dia Internacional da Mulher, comemorado na última quarta-feira (08). Uma pesquisa inédita da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com a Receita Federal, trouxe mais detalhes sobre a força feminina nos estabelecimentos food service. Segundo o levantamento, as mulheres representam 37,58% em empresas que têm sócios, número maior do que na indústria (31,02%), no comércio (35,52%), na agropecuária (36.63%) e na construção civil (24,76%). Bom demais, né?

• Força feminina. 
"A força feminina é evidente entre os bares e restaurantes. Aos poucos vamos equilibrando o jogo entre quem empreende, ampliando nossa presença e mostrando que nosso setor está à frente desta transformação", comemora a líder do Conselho Nacional da Abrasel, Rosane Oliveira.

• Falando nisso… 
No Uma Vez Lá na Loja dessa semana, nossa newsletter quinzenal que traz histórias de parceiros Yooga e empreendedores da vida real, a Marina, nossa parceira do Club da Esfiha, contou sobre a vez que teve que ir até o concorrente para rodar a massa de suas esfihas. Se você perdeu essa história incrível, só conferir os e-mails de quarta-feira (08) aí na sua Caixa de Entrada que deve estar por lá - pode ser que tenha ido para o Spam ou para a aba Promoções também.

• Falando nisso 2… 
Te desafio a assistir a esse vídeo inspirador, que publicamos lá no perfil do nosso Instagram @yoogatecnologia, sem chorar ou ficar ao menos um pouquinho arrepiado ou arrepiada.

• Falando nisso 3… 
Confira uma lista especial, feita pela Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, de 6 mulheres que falam sobre empreendedorismo feminino para seguir nas redes sociais.

• O assunto agora é delivery. 
Em Ivaiporã, no Paraná, uma simples entrega virou caso de polícia. É que, no último sábado (04), um motoboy recebeu uma nota falsa, de R$ 100,00, de um cliente - e logo acionou a PM para confirmar a suspeita. Na matéria, você confere o que fazer caso isso aconteça aí no seu restaurante também.

• Delivery no IBGE.
Agora o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passará a reunir atividades relacionadas ao atacarejo, a empresas de delivery, streamings de música, filmes e séries, e até ao uso de robôs e GPS, em suas pesquisas. De acordo com o Instituto, a decisão vem de encontro às mudanças no comportamento de consumo das pessoas em todo o país.

• Ainda sobre pesquisas. 
Um estudo recente, da Opinion Box, sobre o mercado de delivery no Brasil, revelou que 24% dos brasileiros costumam pedir comida no delivery ao menos uma vez por semana. Além disso, a pesquisa também apontou que o ticket médio mensal de 30% dos respondentes da pesquisa varia entre R$ 51,00 e R$ 100,00.

• E tem mais:
o levantamento mostrou, ainda, que as entregas grátis são um dos maiores gatilhos de atração de novos clientes e que 79% deles já deixaram de fazer uma compra por conta da taxa de entrega. Ah! E os dias de melhor movimento são, é claro, sexta-feira, sábado e domingo.

🤑 VENDA MAIS

 • Esquentando para o Dia do Consumidor. Ainda dá tempo de participar e promover algo aí no seu bar ou restaurante para os seus consumidores, viu? Confira dicas de promoções e estratégias para surfar essa onda e aproveitar o máximo da data no Yooga Blog.

• Nem só de elogios dos consumidores se vive um negócio. 
Ainda que você tente sempre dar o seu melhor e oferecer a melhor experiência, talvez você não vá agradar a todos. E tá tudo bem. Ainda mais se você souber como lidar com o feedback negativo. A gente te ensina aqui!

• Mas… 
Não vamos esquecer também do porquê a data foi criada. Já se esqueceu, né? Dá uma olhadinha no início dessa edição de novo e depois corre aqui para ver os principais direitos e deveres do consumidor no delivery.

🙏 ME AJUDA, YOOGA

• Controle integrado em um só lugar. Quer aprender como controlar o estoque, ficha técnica e precificação dos seus produtos dentro do sistema? Dentro da área de cadastro de produtos da Yooga, é possível cadastrar a ficha técnica, ou a receita, como a gente chama aqui, com a quantidade de cada item e insumos que compõem os produtos do seu cardápio. Aprenda como!

• Financeiro descomplicado. 
Vídeos sobre DRE, lançamento e conciliação de pagamentos, fluxo de caixa e muito mais te esperam na nossa playlist Conheça sua nova Área de Gestão. Assista no nosso canal do YouTube!

• E para não perder o costume… 
Se você ainda não é nosso parceiro, aqui você pode ter um gostinho especial por sete dias.

📧 GOSTOU DA NEWSLETTER?

O caminho você já sabe. É só encaminhar para o seu contato favorito ou para aquele amigo empreendedor do coração que precisa ler este conteúdo.

Se você recebeu este e-mail encaminhado de alguém, aproveite para também se inscrever na página especial da Yooga News.

Sexta-feira que vem, às 9h, temos um novo encontro. Até lá!