• Setembro 09 2022

Ser empreendedor é se virar nos 30

Blog By

Lucas Moura

Yooga News: Edição #06

9 horas do dia 9 do 9. Bom dia!

O feriado de 7 de setembro veio com dados animadores para o empreendedorismo no Brasil.

É que, de acordo com um levantamento recente realizado pela Plataforma Yooga, com o auxílio de dados disponibilizados pelo Governo Federal, houve um aumento de 20,7% na criação de novas empresas no país na comparação entre os três anos pré-pandêmicos (2017 a 2019) com os pandêmicos (2020 a 2022) - e olha que o ano nem acabou!

Isso mostra o quanto a pandemia, apesar dos pesares, desenhou novos cenários e fez com que, como bons brasileiros, a gente não desistisse de correr atrás do nosso.

Se o empreendedorismo por aqui tivesse um quadro na televisão, com certeza seria o "Se Vira nos 30", do antigo Domingão do Faustão.

Prova disso é que, em Minas Gerais, teve até quem inovasse e pedisse para os próprios clientes lavarem a louça! Parece loucura, né? Mas a estratégia tem dado bastante certo. Logo mais abaixo você vai entender o segredo por trás dessa história.

Vamos ao giro da semana?

Up na lucratividade. Como todo início de mês, soltamos, lá no Instagram, uma lista com os dias mais importantes para o empreendedor do ramo food service em setembro. Tem de Dia do Cliente ao Dia do Sorvete. Uma boa oportunidade para promover ações estratégicas como frete sem taxas, combos personalizados, programa fidelidade, entre outros. Com o seu delivery próprio, você consegue configurar tudo isso e muito mais!

Direitos do consumidor. Entrega atrasada, comida fria, estragada ou errada podem causar danos que vão além de simples reclamações aos restaurantes que trabalham com delivery. Veja o que diz o Código de Defesa do Consumidor e como evitar possíveis multas e processos contra o estabelecimento.

Aprenda a gerenciar o Instagram para aumentar as suas vendas. Esse foi o tema de mais um webinar realizado pela Yooga Edu, a plataforma de educação empreendedora da Yooga, na última terça-feira (06). Quem faz parte da Comunidade Yooga Edu, mas não conseguiu assistir ao vivo, poderá assistir à gravação onde e quando quiser por meio do seu acesso único à plataforma. Quem ainda não faz parte, pode assinar aqui por menos de dois reais por dia. Acredite: o nome do tema ficou tão grande e completo quanto o conteúdo, riquíssimo!

Dor no Rio de Janeiro. A morte do entregador do iFood, Yuri, e o descaso da plataforma no atendimento à família do jovem de 24 anos, gerou revolta na internet e foi destaque nos principais veículos de comunicação do país essa semana. Saiba o que aconteceu na reportagem especial do The Intercept. Todo o nosso pesar e solidariedade aos parentes e amigos!

"Quem cozinha não lava a louça". Muito provavelmente essa também deve ser a regra na sua casa. E se ela valesse também para os negócios? Foi o que um empreendedor de Divinópolis, em Minas Gerais, pensou. Na Taberna do Amaral, os clientes podem se servir com uma xícara de café e não pagar por ela, desde que lavem tudo depois.

Estamos juntos, Tiago! A justificativa da ideia, segundo o empresário e dono do estabelecimento, Tiago Amaral, é a melhor possível: ele simplesmente tinha preguiça e não queria precisar lavar a louça depois. Alguém mais se identifica? Eu, sim!

É tudo sobre histórias. Mas o melhor de tudo nesse caso ainda não é essa parte. É que Tiago disse algo muito bacana e que eu gostaria de frisar nessa news. Para ele, apesar da ideia criativa, os clientes não estão lá pela questão da louça, mas pela proximidade que o empreendedor cria com cada um deles: "qualquer um pode vender comida, mas eu quero vender histórias". Quais são as que você tem contado por aí?

Marmitaria de sucesso. De acordo com uma pesquisa da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), estabelecimentos que oferecem marmitas e trabalham com delivery saltaram de 59.176 para 104.531 entre os anos de 2019 e 2021. Quer saber o passo a passo de como montar uma marmitaria delivery e fazer parte dos números deste ano? Tem tudo lá no Yooga Blog.

Podrão de milhões. Nas redes sociais, não se fala em outra coisa que não o Rock in Rio. Atrações internacionais, shows incríveis e um cachorro quente simples de 38 reais. Sim, foi isso mesmo que você leu. Até dá pra entender o valor considerando a magnitude e tamanho do festival, mas será que o cálculo desse hot dog foi feito da forma correta ou somente foi inflacionado?

Quem avisa, amigo é. Com o sistema de gestão completo da Yooga essa dúvida não existe. A ficha técnica, uma das centenas de funcionalidades oferecidas por ele, garante assertividade e segurança no cálculo correto dos custos de alimentos e de pratos, dando, inclusive, argumentos para o empreendedor no caso de questionamentos relacionados a preços. Não dá pra cobrar quase 40 reais em um pão só com molho e salsicha como no megaevento carioca, né?

E falando em gestão completa... Vem ver como é a do parceiro Mangalô Café Bar, café localizado na Curva da Jurema, em Vitória-ES. Com a ajuda da Yooga, eles encontraram tudo o que precisavam para ter robustez na gestão do negócio, aliado à facilidade e à simplicidade da interação com o sistema. E isso não sou eu que estou falando, viu? Dá só uma olhada na visita que nossa equipe fez por lá.


Se você gostou deste conteúdo, já sabe: envie para um amigo empreendedor do ramo!

É só clicar aqui em cima nos "três pontinhos" e, em seguida, "encaminhar" (ou "encaminhar mensagem"/"encaminhar e-mail", dependendo de qual provedor você esteja usando).

Já caso você seja esse amigo que recebeu e queira se inscrever na newsletter também, é só vir aqui e digitar seu nome e e-mail na janelinha que irá se abrir para se cadastrar. Em breve trago mais novidades sobre isso.

Obrigado pela leitura e companhia!

Até semana que vem!