• Setembro 30 2022

Duvido que você queira tratar o cliente dessa maneira

Blog By

Lucas Moura

Yooga News: Edição #09

Bom dia, bom dia!

Imagine a seguinte situação.

Você coloca a regra no seu delivery de que pedidos por PIX deverão ter comprovante de pagamento enviado pelo WhatsApp.

Em um determinado dia, recebe um pedido com a forma de pagamento sendo PIX, à 1h da madrugada, mas a cliente não paga o bendito e muito menos envia o comprovante no "zap". Você segue a sua vida normalmente e coloca o pedido para produção.

Quando o motoboy chega na casa da sua cliente para entregar e não consegue contato com ela, você manda mensagem para ela avisando que o motoboy está à espera.

Ela explica que desistiu de fazer o pedido por já estar tarde e, por isso, não fez o pagamento do PIX.

Ao invés de tentar resolver a situação e até mesmo verificar se a cliente poderia aceitar o pedido mesmo assim, você começa a chamar a cliente de desocupada, manda ela ir dormir, lavar roupa e fazer qualquer outra coisa ao invés de atrapalhar o seu trabalho.

Parece absurdo? Pois é. Parece e é. Mas esse caso é real e aconteceu, de fato, aqui no Espírito Santo.

Em seu relato ao reclamar do estabelecimento, a cliente revelou até estar disposta a aceitar o pedido mesmo com sua desistência anterior, mas que foi tão maltratada que desistiu.

O que você faria no lugar de cada um? Tentaria remediar ou também chamaria a cliente de desocupada? E no lugar da cliente?

Toda a história tem dois lados e ambos são compreensíveis, da cliente cansada ao empreendedor também estressado e cansado, de igual maneira, e que ainda tá ralando à 1h da manhã.

Porém, são muitos erros nela, até da própria cliente que clicou em "finalizar pedido", mas não deu prosseguimento ao pagamento dele e poderia ter avisado.

Eu poderia gastar toda essa newsletter para falar sobre esses erros e como a Yooga pode contribuir para evitá-los, inclusive com o próprio sistema já que o delivery envolvido no caso ainda não é nosso parceiro. No Yooga Blog, o que também não faltam são conteúdos sobre bom atendimento e o que fazer em caso de um feedback negativo.

Entretanto, a intenção aqui não é essa e, sim, por fim, deixar a seguinte reflexão: como você tem tratado o seu cliente?

Bom fim de semana! Vote consciente no próximo domingo!

📊 PELO MERCADO

Encontre o ponto ideal para o seu negócio. Recentemente, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um grande parceiro da Yooga, lançou uma ferramenta que possibilita que empreendedores analisem melhor o mercado e confiram informações sobre locais estratégicos para montar um negócio, regiões em potencial para entregas de delivery, análise de concorrência, entre outros. Bem bacana!

• Preço mínimo é ilegal?
 Segundo a advogada Sofia Coelho, que cobre as áreas de Direito do Consumidor, Direito Público e Penal, cobrar preço mínimo para realizar uma entrega delivery pode ser interpretado como venda casada, quando o consumidor é obrigado a comprar um produto que não quer para ter outro de sua preferência, o que é ilegal. O mesmo vale para quando o restaurante pede uma consumação mínima no local ou reverte o valor da entrada em consumação.

• Receitas em alta.
Depois da criação de sua primeira hamburgueria delivery, como contei, se não me falhe a memória, na primeira edição da Yooga News, a Hellmann's lançou, neste mês, sua 4ª maionese saborizada: a Cebola Caramelizada. Em entrevista ao UOL, a diretora da marca falou sobre inovação, mercado e deu o "caminho das pedras" para quem quer se dar bem nas redes sociais brasileiras: vídeos de receitas. #ficaadica para você que quer dar um up no seu Instagram!

• Tá demorando…
 Em nova atualização da denúncia que o Rappi apresentou contra o iFood, que também já contei algumas newsletters atrás, a respeito da exclusividade que o marketplace vem exigindo a parceiros, o Cade informou à coluna Lauro Jardim, de O Globo, que a decisão deve vir até dezembro segundo a previsão do órgão regulador.

• Boa notícia para quem trabalha com maquininha.
Na última segunda (26), o Banco Central estabeleceu um limite para as taxas cobradas nas máquinas de cartão. A partir de 2023, o limite máximo da TIC será de 0,5% para as transações feitas com cartões de débito e 0,7% para as transações realizadas com cartões pré-pagos. A TIC é a tarifa de intercâmbio que é paga ao emissor do cartão por cada transação realizada na maquininha.

• Mais motos na rua.
O aumento no preço da gasolina, o valor necessário para se investir em um carro e, o principal, a expansão do delivery, fizeram com que a venda de motos disparasse no Brasil. Somente em agosto, mais de 145 mil motocicletas foram fabricadas por aqui, volume 17,9% superior ao mesmo mês do ano passado e o melhor resultado desde 2013.

🤑 VENDA MAIS

Gestão e otimização de processos. No episódio do Jeito Yooga Podcast desta semana, Rodrigo Lomeu e Zé Correa falam sobre processos e o quanto olhar para eles com carinho é fundamental para que qualquer tipo de empresa se mantenha de pé e sendo competitiva no mercado. O papo rendeu. Veja agora no YouTube ou ouça no Spotify e esqueça, de uma vez por todas, o "sempre foi assim e deu certo".

• Power skills. 
Você sabe o que são elas? Mescla das habilidades técnicas e comportamentais, as power skills podem fazer com que o seu time se desenvolva pessoal e profissionalmente, aumentando o ticket médio do seu negócio. Veja exemplos e como fazer isso no Yooga Blog.

• Cadastro de produtos no cardápio digital.
Aprenda como cadastrar produtos, configurar pedido mínimo e criar categoria de complementos no seu cardápio digital do Delivery Próprio Yooga. Leitura rápida e fácil para você vender mais e tirar o maior proveito desta funcionalidade. Confira o passo a passo completo.

🙏 ME AJUDA, YOOGA

• Relatórios completos e na palma da sua mão. Quais são os itens que você mais vende no mês? Ou os horários que são melhores para o seu restaurante? Sabe quais as formas de pagamento preferidas da sua clientela? Com relatórios que só um sistema de gestão completo como o da Yooga pode te oferecer, não tem erro e nem dúvida na hora de responder a essas perguntas. Acesse todos os números do seu negócio de forma rápida, fácil e visual, com gráficos em pizza, barras e linhas, com a ajuda da Yooga. Saiba mais!

• Todo o seu Plano em um só lugar. 
Agora, quem tem Yooga conta também com uma página com os planos contratados no painel do sistema. Por lá, quem é cliente consegue consultar pagamentos, datas de vencimento, método utilizado para pagar e, ainda, verificar boletos em aberto. Transparência total para quem é cliente e sem surpresas no início ou no final do mês. Vem pra Yooga!

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