• Agosto 18 2023

🥳️ E vai rolar a festa!

Blog By

Nara Ribeiro

Yooga News: Edição #55

Bom dia!

Vou ser sincera com você: estamos tão interessados, por aqui, em trazer a melhor curadoria das notícias do mercado food service para você e todos os donos de restaurante que nos acompanham, que o nosso aniversário de 1 ano de Yooga News quase passou despercebido!

Sim, estamos já há mais de 365 dias com você, toda sexta-feira, pontualmente às 9h da manhã - e isso é algo que nos enche de orgulho! 🤩

Faça chuva, faça sol, feriado ou não, esse é o nosso compromisso semanal para você que gosta de se informar no início do dia, ao final dele ou mesmo quando sobra aquele tempinho no meio da rotina corrida do seu negócio. 

De lá pra cá, muita coisa já mudou - inclusive, dá pra acreditar que, em nossa primeira edição (clique para relembrar!), ainda não existiam as nossas editorias Pelo Mercado, Venda Mais e Me Ajuda, Yooga?

Pra nossa sorte, temos tudo registrado no blog da Yooga News, onde você pode até consultar as edições mais antigas e convidar os seus amigos empreendedores a assinarem também.

No mais, reitero os meus agradecimentos feitos um mês atrás, quando chegamos em nossa edição #50. 

Tenho muito a agradecer a você, que me dá a honra da sua companhia, toda semana. 💙

Esse é um projeto com o qual temos muito carinho, cuidadosamente e estrategicamente planejado ao longo de toda a semana, com a responsabilidade e a ética que você e o nosso segmento merecem.

E é sempre muito bom contar com a sua leitura e apoio!

Parabéns e vida longa à Yooga News 🥳👏

📊 PELO MERCADO 

• Giraffas não quer mais monopólio no delivery. Em entrevista ao UOL Líderes desta semana, o fundador e presidente do Giraffas, Carlos Guerra, afirmou que “o mercado de delivery é quase um monopólio do iFood e precisa de mais concorrência para funcionar melhor”. Segundo o empresário, as taxas aos restaurantes são exorbitantes.  

• P.S.: A gente, nem preciso dizer, assina embaixo, né? Não à toa o nosso Delivery Próprio não cobra taxas pelas vendas do seu restaurante! 

• Habib’s lança marca para marmitas. O Grupo Habib’s lançou a marca digital ‘Mita’, que visa atender o segmento de marmitas feitas na hora. A marca, que já opera com 28 lojas e atende mais de 2 milhões de domicílios, tem a expectativa de dobrar as operações até o final do ano, com foco nas regiões Sul e Sudeste. 

• Enquanto isso… Em uma entrega do Zé Delivery realizada em Niterói, no Rio de Janeiro, um cliente, ao invés de receber garrafas de cerveja, recebeu garrafas de água com insetos dentro. A distribuidora responsável pelo pedido, o aplicativo e a Ambev informaram, em nota, que um contato seria feito com o cliente para avaliar o ocorrido.  

• Falando em entregas… Uma rede de delivery dos Estados Unidos divulgou que o cantor Post Malone gastou quase R$ 40 mil em fast-food. A empresa Postmates, que realiza pedidos de delivery, revelou que Malone encomendou quase 3 mil itens em mais de 660 pedidos, distribuídos por 52 cidades diferentes nos Estados Unidos. Seu histórico inclui, ainda, refeições do Burger King e do KFC, além de estabelecimentos não disponíveis no Brasil, como Panda Expresso, Pinkdot e Chick-fil-A.  

• Regulação dos apps. Dando continuidade à uma pauta já recorrente por aqui, as maiores empresas de entrega e transporte por aplicativo do Brasil apresentaram, na última segunda (14), uma proposta para definição de ganhos mínimos para motoristas e entregadores que trabalham em apps. O documento foi entregue ao governo e representantes de trabalhadores do setor durante reunião do Grupo de Trabalho, no Ministério do Trabalho, que debate a regulação dos aplicativos.  

• Vale lembrar que, nesta semana, o iFood aderiu ao Good Work Alliance, iniciativa do Fórum Econômico Mundial criada para pensar o futuro do trabalho, estabelecendo objetivos, padrões e métricas para a “promoção de relações trabalhistas mais saudáveis e justas”. Estamos de olho! 

• Frota eletrificada. Falando em regulação, uma reportagem da Época Negócios foi atrás de saber como andam os compromissos das mesmas empresas de eletrificar a sua frota de veículos. Segundo a matéria, todas anunciaram programas na área, mas os números, em geral, ainda são pouco expressivos. 

• Aliás. Ainda sobre compromisso, o iFood baniu um cliente suspeito de agredir um entregador no bairro Caiçara, em Belo Horizonte, na última terça (15). O motoboy vai receber apoio psicológico e jurídico da empresa, e o cliente perdeu acesso à plataforma. Infelizmente essa é também uma outra pauta bastante recorrente nas nossas edições - mas a gente gostaria que não fosse! 

• Do outro lado, criminosos vêm criando contas falsas de restaurantes em apps para aplicar golpes em clientes. Em entrevista para o programa Bora Brasil, da Band, a comissão de Defesa do Consumidor da OAB afirmou que ambas as plataformas de entregas e bancos podem ser responsabilizados.  

• Na contramão de todas essas movimentações. A Daki, empresa de delivery com sede no Brasil, pretende adotar Inteligência Artificial (IA) para alavancar suas vendas e ganhar ainda mais espaço no mercado, com a tecnologia como aliada. A previsão é de que, em 2023, o faturamento seja 100% maior. 

• Congresso Abrasel. Anteontem (16) e ontem (17), foi realizado, em Brasília, o 35º Congresso Nacional Abrasel, como já venho também te contando há algumas edições. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com a Prazeres da Mesa, neste ano, teve palestras em torno do tema “Na era digital, o ser humano”. No evento, além de mostrar como bares e restaurantes são essenciais na cadeia produtiva no Brasil, o presidente da Associação, Paulo Solmucci, também comemorou a alíquota especial na Reforma Tributária, pediu sensibilidade ao Senado, e mostrou os desafios do setor que mais emprega no país. 

• Para inspirar. E para finalizar a Pelo Mercado de hoje, nada melhor do que uma história leve e de inspiração, não é mesmo? Em Manaus, uma empreendedora passou a vender tapiocas em forma de cone - e não é que o negócio deu certo? Em Pequenas Empresas e Grandes Negócios, conheça a história da Konioca, que hoje cresce cada vez mais a partir de franquias.

🤑 VENDA MAIS 

• Melhores balanças. Em dúvida de qual balança colocar no seu restaurante? Da capacidade de peso ao preço, saiba o que levar em consideração na hora de escolher o modelo ideal para o seu restaurante self-service, no Yooga Blog. 

• Integrações do delivery. Já conhece todas as principais integrações oferecidas pelo Delivery Próprio Yooga? Ainda não? Então não perca mais tempo e confira como nossas integrações com iFood, Pix, PicPay e muito mais podem fazer o dia a dia no seu restaurante delivery serem ainda mais suaves.

• Tudo sobre o Robô do WhatsApp. Chega de cliente mandando mensagem no seu WhatsApp e perguntando sobre o status do pedido, se já foi confirmado, se já saiu para a entrega… Com o nosso Robô do WhatsApp, você deixa tudo automatizado e tem mais agilidade e praticidade no atendimento do seu delivery!

🙏 ME AJUDA, YOOGA 

Falando em Robô do WhatsApp… Tem atualização fresquinha na área! Agora, além de acalmar os ânimos de quem tá com a barriga vazia, o nosso Robô do WhatsApp também tem Mensagem de Saudação. Dá uma olhada para ver como funciona!

• Chega de dividir conta na calculadora. Em comemoração ao Dia dos Solteiros, celebrado no último dia 15, essa que vos fala gravou um vídeo bem legal no nosso Instagram explicando como o sistema da mais querida faz isso de forma automática, dando mais agilidade e praticidade para o fechamento das mesas do seu restaurante. Vem assistir e deixar o seu like!

📧 GOSTOU DA NEWSLETTER? 

O caminho você já sabe. É só encaminhar para o seu contato favorito ou para aquele amigo empreendedor do coração que precisa ler este conteúdo.

Se você recebeu este e-mail encaminhado de alguém, aproveite para também se inscrever na página especial da Yooga News.

Sexta-feira que vem, às 9h, temos um novo encontro. Até lá!